BLOG

6 dicas para economizar energia na refrigeração comercial

Em um mercado altamente concorrido, ser capaz de reduzir custos de forma inteligente é uma vantagem competitiva. Para as empresas que trabalham com equipamentos de HVAC-R conquistarem esse objetivo, economizar energia na refrigeração é fundamental.

Os custos relacionados à energia estão entres os com maior impacto para as empresas. No Brasil, as mudanças no clima afetando o ciclo de chuvas somadas à dependência das hidrelétricas para geração de eletricidade, os custos de energia devem continuar a aumentar sua pressão sobre as empresas.

Para quem trabalha com equipamentos de refrigeração, essa situação é ainda mais crítica. Câmaras frias, freezers, geladeiras e expositores refrigerados, exigem um alto consumo de energia, ainda que a otimização do uso de energia nesses equipamentos tenha se desenvolvido vigorosamente nos últimos tempos.

Não deixe os custos de eletricidade matar a competitividade de seu negócio. Vem com a gente descobrir como economizar energia na refrigeração.

Continue lendo!

Economizar energia elétrica na refrigeração promove maior competitividade

Para uma empresa que trabalha com equipamentos de refrigeração, tomar medidas que permitam economizar energia com o uso destes é muito importante, por dois fatores.

O primeiro deles diz respeito diretamente ao negócio: no Brasil os custos com energia elétrica podem representar até 40% do custo total de produção, segundo a Firjan. Ao economizar energia com seus equipamentos HVAC-R você reduz a pressão dos custos sobre seus resultados, tornando a sua empresa mais competitiva no mercado.

O segundo ponto que também precisa ser levado em conta é o impacto ambiental positivo que você pode gerar com a medida. Vivemos em um período onde as questões ambientais precisam ser tão importantes para as empresas como a busca pelo lucro. E isso está comprovado: 87% dos consumidores brasileiros preferem fazer negócios com empresas sustentáveis. 

Já estamos em meio a uma emergência climática, cujos impactos ficam cada vez mais evidentes, seja através de grandes enchentes provocadas pelo excesso de chuvas, maiores períodos de estiagem, ondas de calor e frio excessivo, entre outros eventos que ocorrem por todo o globo.

É preciso o compromisso de todos para que a humanidade seja capaz de frear o aquecimento do planeta e evitar que ele venha a se tornar hostil a vida ainda nesse século. Sim, o tempo é curto e a necessidade de agir, urgente.

Economizar energia na refrigeração é, assim, não apenas uma necessidade empresarial, mas também, em certa medida, humanitária, uma vez que contribui para diminuir o impacto ambiental da atividade.

6 formas de economizar energia elétrica na refrigeração

Tenha sistemas adequados às suas necessidades:

Cada negócio é único e possui necessidades distintas quando se trata de refrigeração. Para economizar energia e obter melhores resultados com o uso dos mesmos, é muito importante que conte com um sistema adequado às suas necessidades.

Procure soluções desenvolvidas e focadas em seu segmento de atuação. Dessa forma, contará com equipamentos sendo utilizados de forma otimizada e adequada a seus produtos, consumindo menos energia.

A Frigocenter é especialista em equipamentos de refrigeração, entregando soluções personalizadas e adequadas ao seu negócio, independente do setor de atuação, para que você obtenha os melhores resultados no uso de seus sistemas, economizando energia e reduzindo custos.

Se quiser saber mais, clique aqui para falar com um de nossos especialistas. 

Invista em equipamentos modernos:

Atualizar seus equipamentos de refrigeração é um daqueles investimentos que geram grandes retornos no médio prazo. Isso porque a indústria vem passando por profundas transformações ao longo dos anos, com grandes saltos tecnológicos em processos produtivos e nos próprios produtos.

Como regra geral, quão mais atual um equipamento, menor será o consumo de energia em comparação às versões mais antigas. Para isso, claro, é preciso que o novo sistema seja operado corretamente.

Mantenha rotinas de manutenção periódica: 

Como toda máquina, os componentes de sistemas de refrigeração também sofrem desgaste com o uso. No caso dos equipamentos HVAC, esse desgaste costuma ser considerável, uma vez que manter o ar em baixas temperaturas exige um esforço das máquinas.

Vazamentos em fluido refrigerante, formação de gelo, defeitos em compressores e evaporadores, exigem que o sistema de refrigeração trabalhe no limite, facilitando a ocorrência de quebras e aumentando o consumo de energia.

Estabelecer uma rotina de manutenção periódica, permite agir antes que qualquer problema ocorra e assim manter o equipamento operando com o melhor desempenho e com economia de energia.

Defina processos e capacite os funcionários:

Ter processos claros e bem definidos é essencial para conseguir economizar energia na refrigeração.  Defina, por exemplo, procedimentos de entrada e saída de produtos em equipamentos refrigerantes. 

É preciso, também, ficar de olho na abertura dos refrigeradores: manter a porta aberta por longos períodos da câmara fria, freezer, entre outros, força a saída do ar frio e entrada do ar quente em seu interior, exigindo que o sistema opere com maior intensidade para atingir a temperatura ideal.

Opere os equipamentos conforme as recomendações:

Trabalhar com os equipamentos de refrigeração fora dos padrões recomendados pelo fabricante é uma ação que vai aumentar o consumo de energia, bem como facilitar a ocorrência de quebras e prejuízos.

Nunca ajuste seus equipamentos para temperaturas abaixo ou acima das máximas e mínimas recomendadas.

Invista em tecnologia:

As tecnologias inteligentes são o futuro da indústria, por sua capacidade de aprimorar a eficiência e produtividade dos processos. 

A automação e a Internet das Coisas são tecnologias que já estão presentes em sistemas de refrigeração, permitindo que os equipamentos operem com grande eficiência. Nos próximos anos, com a chegada da conexão 5G, devemos ver o aumento do uso dessas soluções, bem como novas que utilizam o conceito de machine learning e inteligência artificial.

Com as inovações previstas, as máquinas serão capazes de coletar e analisar dados em tempo real, dando respostas imediatas para que o resultado desejado seja alcançado da melhor forma possível.

Aqui na Frigocenter, já contamos com o melhor em tecnologia na refrigeração: o sistema de gerenciamento remoto FGCOM. 

Através do FGCOM, um software desenvolvido por nós, conseguimos monitorar todas as variáveis de um cliente, que vão desde a medição da pressão ou temperatura até o funcionamento de um compressor, sua rotação, potência e estado.

Todas essas informações são filtradas e separadas. Sempre que uma variável mostra um desvio no valor, o sistema passa a informação para que possamos tomar as devidas precauções, evitando transtornos.

Dessa maneira, a sua empresa ganha mais tempo para cuidar do que realmente importa.

Economizar na refrigeração é com a Frigocenter

A Frigocenter está preparada para planejar e instalar sistemas de refrigeração que atendam às suas necessidades com a máxima eficiência e economia!

Converse com a equipe da Frigocenter para saber quais são as opções e a solução ideal de refrigeração para o seu negócio. É só clicar aqui para entrar em contato. 

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre as soluções de refrigeração e siga nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da Frigocenter.

Até a próxima!

Publicado por Frigocenter

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Economia Estratégica

Sistema de Refrigeração

Refrigeração Industrial

Vídeos

Aqui você vai ficar por dentro de todos os assuntos que englobam a engenharia de refrigeração, economia de energia elétrica, sistemas de refrigeração, funcionalidade e otimização de centrais de refrigeração e muito mais!

Posts Recentes