BLOG

Eficiência energética na indústria: as 4 principais técnicas

Frigocenter-Economize-energia-na-refrigeração-para-indústrias-post

A energia elétrica foi criada em meados do século 19, pelo norte-americano Thomas Edison. A partir daí, o mundo começou a girar em torno da iluminação e energia de modo geral.

Com o tempo, o setor de indústria teve um crescimento marcante, uma vez que começou-se a utilizar a energia a seu favor, em veículos, refrigeração, estocagem de produtos, entre outros.

Sendo assim, a eficiência energética na indústria começou a ser estudada por diversos ângulos. Pois, quanto mais economia e mais potência, concomitantes, maior é a eficiência e rendimento. 

Isso vale para qualquer setor da economia. Por isso, hoje falaremos sobre as 4 principais técnicas de eficiência energética na indústria que usa refrigeração e como entender e aplicar cada uma delas.

O que é eficiência energética? 

Antes de mais nada, vamos te explicar o que é eficiência energética, para que entenda todo o processo do começo ao fim.

A eficiência energética se refere a técnicas e estratégias de melhoramento do uso da energia, que é gerada para fazer funcionar fábricas, comércios, e indústrias no geral – essa eficiência é ainda mais importante em empresas que precisam de refrigeração.

Em outras palavras, eficiência, neste caso, significa gerar resultados, com o gasto mínimo possível de recursos motores.

Qual a importância da energia na produção industrial?

A energia elétrica é o alimento básico de toda a cadeia industrial, pois é por meio dela que os maquinários necessários e indispensáveis no setor da indústria funcionam.

Ao todo, a estimativa é de que cerca de dois terços da indústria são consumidores pontuais de energia elétrica. 

Dependendo do ramo, esta estimativa ultrapassa os 90%. Ou seja, é preciso de muita energia para manter o funcionamento industrial, principalmente quando é necessário maquinários mais avançados para refrigerar alimentos, medicamentos e outros produtos refrigerados.

Portanto, criar estratégias de eficiência energética na indústria é essencial para que o coração econômico do país não pare, como quase aconteceu em 2020, devido ao estado de calamidade geral, causado pela pandemia do novo Coronavírus.

Contudo, nos últimos anos o custo de manutenção energética subiu muito no Brasil, bem acima da inflação. E isso exigiu uma resposta de prontidão do setor da indústria, por parte daqueles que querem seguir na cadeia produtiva do país (uma tarefa nada fácil na atual realidade).

Leia mais aqui: Climatização Industrial – O que causa prejuízo e danos ambientais?

Como melhorar a eficiência energética na indústria que precisa de refrigeração?

Por meio de hábitos e técnicas simples, como as que separamos a seguir, é possível reduzir custos e aumentar a produtividade, encontrada pelos grandes empresários, dentro e fora de seus lares, inclusive!

1 – Substitua as lâmpadas tradicionais por de LED

Quando o assunto é lâmpadas, a incandescente – que deixou de ser produzida em 2012 – e a fluorescente perdem espaço única e exclusivamente para as de LED.

Pois, enquanto as primeiras possuem uma vida útil de até 1.000 horas, a luz de LED já tem longevidade a perder de vista.

Isso acontece porque o LED em si já traz tecnologias para priorizar a eficiência energética, ao não fazer mais uso dos métodos antigos que dependiam muito tempo e recursos para a simples ação de acender a luz. 

2 – Manutenção e monitoramento constante dos itens da rede de energia

Ter um controle de qualidade de vida dos itens referentes ao aquecimento e refrigeração da indústria é muito importante para evitar desperdícios, desvio de foco energético ou, até mesmo, para evitar gastos desnecessários, como a danificação de produtos antigos, por exemplo.

Ventiladores, dutos e compressores limpos e com a manutenção em dia podem economizar aproximadamente 25% de energia elétrica dentro das fábricas. 

Como consequência, esta economia pode ser aplicada em outros pontos necessários do setor, otimizando os recursos de modo geral.

3 – Invista em isolamento térmico

Como o próprio nome já sugere, a missão é isolar temperaturas, evitando assim um maior gasto energético nas mais diversas estações. Isso porque, além de manter sua linha de produção, uma indústria é responsável por manter suas instalações.

Em outras palavras: uma organização com um bom isolamento começa instantaneamente a praticar a eficiência energética na indústria. 

Imagine que a temperatura interna no calor – que geralmente é agradável – é mantida por mais tempo, sem a necessidade de utilizar refrigeração. Já no frio, ocorre o contrário, também sem a necessidade de se manter aquecedores e estufas ligadas.

Só com estes pequenos gestos, sua empresa já economizou quase 50% de energia, que, agora, pode ser utilizada para aumentar a quantidade de equipamentos para refrigeração.

4 – Otimize processos em geral e conscientize sua equipe

A otimização de processos em geral começa pela consciência e senso de coletivo. Todos precisam receber informações pertinentes à economia energética e à eficiência energética na indústria.

Oferecer palestras orientativas aos funcionários e colaboradores é um bom começo para tentar reduzir custos com energia elétrica.

Vale ressaltar que isso não se trata de ser antiquado ou sem bom senso, muito pelo contrário!  O ser moderno hoje tem tudo a ver com economia doméstica, que, neste caso, é aplicada ao ramo profissional  – setor de indústria e comércio, por exemplo.

Esperamos que a leitura deste texto possa ter te ajudado a compreender um pouco mais sobre economia e eficiência energética na indústria.

Queremos que você não só aplique isso dentro de seu ambiente empresarial, mas principalmente no dia a dia.

Se quer saber como podemos te ajudar na prática a melhorar sua eficiência energética na indústria, fale com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas.

Publicado por Frigocenter

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Economia Estratégica

Sistema de Refrigeração

Refrigeração Industrial

Vídeos

Aqui você vai ficar por dentro de todos os assuntos que englobam a engenharia de refrigeração, economia de energia elétrica, sistemas de refrigeração, funcionalidade e otimização de centrais de refrigeração e muito mais!

Posts Recentes