Via: ACR Latinoamérica
Brasil. O Programa Nacional para a eliminação de hidroclorofluorocarbonetos (HCFC), as substâncias que afectam a camada de ozono, e permitiram a retirada de 34% do consumo brasileiro desses elementos, cujo objectivo é o 35% para o ano 2020, conforme estabelecido pela Protocolo de Montreal.
A segunda etapa do Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs, a PBH, está empenhada em retirar-se das cadeias de produção destas substâncias 51,6% de janeiro 2021. A substância deve ser banida no 2040.
Em alguns dias, o projecto de instrução normativa apresentada será finalizado em uma reunião do grupo de trabalho coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizada na semana passada. O documento foi bem recebido pelas associações que representam os setores produtivos e deve ser submetido à consulta pública até o final do ano.
A coordenadora geral de Proteção da Camada de Ozônio do MMA, Magna Luduvice, explica que a evolução tecnológica já garante uma transição sem grandes impactos para a indústria. “Existem várias opções de substituição que podem ser adaptadas para cada setor”, diz ele.
Fonte: ACR Latinoamérica | www.pt.acrlatinoamerica.com
Postado por: Frigocenter | www.frigocenter.com.br