Via: ACR Latino América
A energia renovável teve a maior taxa de crescimento de qualquer fonte de energia em 2017 e atingiu cerca de um quarto do crescimento da demanda global de energia no ano passado.
O setor da energia desempenhou o papel mais importante no crescimento da energia com baixo teor de carbono, com a produção de eletricidade baseada em energias renováveis a aumentar em 6,3% (380 TWh) em 2017. As energias renováveis representam agora o 25% da geração global de eletricidade.
China e os Estados Unidos responderam por metade do aumento na geração de eletricidade a partir de energias renováveis, seguido pela União Europeia (8%), Japão e Índia (com % de crescimento 6 cada). O crescimento da energia eólica e energia solar fotovoltaica em 2017 foi sem precedentes; A energia eólica responsável pela maior parte do crescimento total de energias renováveis, com 36%, seguido por energia solar fotovoltaica (27%), hidro (22%) e bioenergia (12%).
A China respondeu por 40% do crescimento combinado em energia eólica e solar fotovoltaica, com novas adições de capacidade recorde e uma redução na taxa de redução. Quase o 40% do aumento da energia hidrelétrica ocorreu nos Estados Unidos, enquanto a União Européia reduziu a produção hidrelétrica em quase um décimo. A União Européia, China e Japão representaram o 82% do crescimento global da bioenergia no poder.
A China ultrapassou os Estados Unidos para se tornar líder mundial na geração de eletricidade a partir de fontes não renováveis. A capacidade global de energia solar fotovoltaica aproximou-se do 400 GW no final do 2017. Foi um ano extraordinário para a incorporação de energia solar fotovoltaica na China, com mais de 50 GW de nova capacidade, superando as adições de capacidade combinada de carvão, gás e energia nuclear e 35 GW em 2016. A nova capacidade solar fotovoltaica adicionada na China apenas na 2017 é equivalente à capacidade total de energia solar fotovoltaica da França e da Alemanha combinadas.
Nos Estados Unidos, o 10 GW de energia solar fotovoltaica foi adicionado ao 2017, um 30% menor que o 2016, mas ainda é o segundo ano mais alto registrado. Na Índia, foi adicionado um recorde de 8 GW de capacidade solar fotovoltaica em 2017, duas vezes as adições observadas em 2016. Na União Européia, o vento registrou um ano recorde com 15.6 GW de adições de capacidade, das quais 3.1 GW foi offshore, também um recorde. Com o crescimento contínuo da energia eólica em terra, a capacidade eólica global (em terra e no mar) atingiu aproximadamente 510 GW.
Fora do setor da energia, apenas um aumento modesto na produção de biocombustíveis 2% (50 kb / d) em 2017, ligeiramente abaixo foi observado crescimento do ano anterior, refletindo uma tendência descendente de longo prazo no investimento em novas capacidade de produção. O aumento da produção de etanol nos EUA e Europa foi parcialmente compensada pela redução da produção no Brasil, enquanto a produção de biodiesel permaneceu bastante estável. O calor renovável tem crescido modestamente nos últimos anos.
Fonte: ACR Latino América | www.pt.acrlatinoamerica.com
Postado por: Frigocenter | www.frigocenter.com.br