Os sistemas de refrigeração industrial, cada vez mais presentes, são desenvolvidos com alta tecnologia, o que contribui para economizar energia.
Além de selecionar as opções correta às suas necessidades, com algumas atitudes, é possível aumentar esse impacto, para chegar a uma redução no consumo do recurso de até 30%.
4 atitudes que levam à economia de energia
Apoiada pelo crescimento da economia no pré-crise, a comercialização de sistemas de refrigeração industrial obteve forte crescimento.
O cenário favorável levou ao investimento dos empresários, que hoje se veem diante de um dilema: encontrar formas de reduzir o consumo de energia.
Além do uso de equipamentos modernos, que contam com soluções integradas que contribuem com essa economia, algumas atitudes podem ser tomadas. Confira abaixo.
-
Atente-se ao local de instalação
As unidades de refrigeração industrial ou condensadores devem ser instalados em locais abertos e com boa circulação de ar, de modo a fornecer um bom fluxo de ar aos condensadores.
-
Fique de olho na temperatura ajustada
A cada grau que se eleve a temperatura de uma câmara, você aumenta a eficiência do sistema em cerca de 2%. Trabalhe com a câmara sempre na temperatura ideal, nunca abaixo.
-
Faça degelos periodicamente
Para evitar o acúmulo de gelo, é importante realizar o degelo dos equipamentos conforme o indicado pelo fabricante.
Com essa medida, você evitará danos ao evaporador e principalmente aos compressores, que podem se danificar devido ao retorno de refrigerante líquido aos mesmos.
-
Adote a manutenção preventiva
A manutenção preventiva é uma medida inteligente que reduz custos em diferentes frentes, evita quebras e garante o melhor desempenho em sua refrigeração industrial.
Fique atento à troca de óleo dos compressores, filtros do sistema, limpeza dos condensadores e evaporadores, entre outros elementos do seu sistema de refrigeração
São medidas simples que garantem a economia de energia, tão necessária para reduzir seus custos e, assim, conseguir um diferencial competitivo perante sua concorrência.
Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais dicas como esta.
Até a próxima!
Publicado por: www.frigocenter.com.br