A engenharia de refrigeração é uma importante aliada das empresas que procuram soluções para combinar a melhoria do desempenho à redução de custos.
A crise hidráulica e energética que se abateu sobre o país entre 2013/2014 e obrigou a um aumento dos preços da energia elétrica acendeu o sinal de alerta em muitas empresas: é preciso investir em soluções que otimizem o uso energético.
A engenharia de refrigeração e a economia de energia
A energia elétrica é fundamental para os processos produtivos. Responsável pelo acionamento de máquinas e equipamentos, em alguns setores representa 40% dos custos de produção.
Em um mercado altamente competitivo, empresas que são capazes de reduzir seus custos e maximizar seus ganhos saem na frente da concorrência.
Se a redução no consumo de energia, consequentemente de seu custo, não é possível em alguns processos, em outros é plenamente plausível.
É justamente esse aspecto que torna a engenharia de refrigeração uma aliada importante para a indústria e as organizações.
Soluções de refrigeração para os mais diferentes fins, como a climatização de ambientes, túneis de congelamento, resfriamento de água utilizada na produção, são conhecidas pelo seu alto consumo de energia.
A engenharia de refrigeração procura analisar cada caso de forma a apresentar soluções e projetos que sejam capazes de atender às necessidades com o melhor resultado possível.
Além disso, ocupa-se do desenvolvimento e elaboração de máquinas que, através de um melhor desempenho, geram economia para as empresas em médio e em longo prazo.
A necessidade de contar com sistemas de refrigeração industrial é uma realidade para grande parte da cadeia produtiva.
Para não comprometer a sua operação através dos altos custos de equipamentos obsoletos e instalados sem planejamento, use a engenharia voltada à refrigeração a favor de sua empresa.
Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais sobre os benefícios da refrigeração industrial para seu empreendimento.
Até a próxima!
Publicado por: www.frigocenter.com.br